Cervejando – Harmonização cerveja e castanhas

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Castanhas são aperitivos saborosos e saudáveis, além disso são super práticos, já que não requerem nenhum preparo e possuem uma grande diversidade de tipos.

Apesar de ser propriamente uma castanha, o amendoim é consumido como petisco ou lanche, assim como as oleaginosas (família das castanhas). Ele é um dos aperitivos mais presentes nos bares e sua combinação clássica é com uma cerveja do estilo Standard American Lager ou Pilsen. É uma harmonização descontraída para aqueles dias de sentar no bar com amigos e jogar conversa fora.

Entre as castanhas, a de caju é uma das mais leves, experimente com uma cerveja também, mas com um toque de lúpulo, como a Hop Lager. A macadâmia é outra castanha mais suave, experimente com uma Witbier, uma cerveja de trigo da escola belga com notas de laranja e semente de coentro, que é leve e refrescante.

 

A American Pale Ale possui um teor de amargor mais alto e harmoniza bem com a castanha do Brasil, já que a cerveja é um pouco mais potente e consegue equilibrar a oleosidade da castanha.

Brown Ale harmoniza muito bem com nozes, por semelhança, pois essa cerveja possui notas carameladas e tostadas de castanhas e nozes.

As castanhas também possuem sua versão doce como por exemplo amêndoa caramelizada ou avelã com chocolate, para esses tipos, experimente com cervejas do estilo Porter ou Stout, que possuem notas de chocolate e café.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: